sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A importância crescente do papel da UE na investigação



O envolvimento da União Europeia nas actividades de investigação data início há quase meio século. O Centro Comum de Investigação (CCI) foi criado como parte integrante da Comissão Europeia, quando a UE foi fundada, em 1958. O CCI tinha como missão fornecer aconselhamento científico e apoio técnico à Comissão Europeia e às outras instituições da UE na preparação e implementação das suas políticas.

Na década de 80, com a criação do mercado único europeu, a UE assumiu a responsabilidade de estimular e coordenar a investigação científica nos seus Estados-Membros. Para levar a cabo essa tarefa, a UE instituiu uma série de programas-quadro. Com a duração de cerca de quatro anos, cada programa é actualizado para ter em conta a natureza de constante mudança da investigação científica e tecnológica tendo em conta as prioridades da União. O primeiro programa-quadro abrangeu o período de 1984-1987.
Algumas datas importantes:

1986: um novo tratado, o Acto Único Europeu, que, confirma que a ciência passa a ser uma responsabilidade da UE.

1992: o Tratado da União Europeia (Tratado de Maastricht) reforça o papel da UE no desenvolvimento da investigação e da tecnologia.

2000: os líderes da UE decidem fazer da economia da União, baseada no conhecimento, a mais dinâmica e competitiva do mundo até 2010. Como contributo para esse objectivo, apelam à criação de um «Espaço Europeu da Investigação» (EEI).

2003: os líderes da UE fizeram um acordo de maneira a aumentar o PIB para 3%, os gastos em I&D até 2010.







*http://ec.europa.eu/

Sem comentários:

Enviar um comentário